Escolas Internas
Tai Chi Chuan - 太極拳
O Tai Chi Chuan é uma arte marcial interna chinesa, juntamente com Pakua Chang (Baguazhang) e o Hsing-I Chuan (Xingyiquan).
Este estilo de arte marcial é reconhecido também como uma forma de meditação em movimento.
Os princípios filosóficos do Tai Chi Chuan remetem ao taoismo e à alquimia chinesa.
A relação de Yin e Yang, os cinco elementos, o Ba Guá (Oito Trigramas), o Livro das Mutações (I Ching) e o Tao Te Ching de Lao Zi são algumas das principais referências para a compreensão de seus fundamentos.
Os textos clássicos do Tai Chi Chuan escritos pelos mestres orientam a:
Vencer o movimento através da quietude (Yi Jing Zhi Dong) 以靜制動
Vencer a dureza através da suavidade (Yi Rou Ke Gang) 以柔克剛
Vencer o rápido através do lento (Yi Man Sheng Kuai) 以慢勝快
O tai chi chuan tem suas raízes na China, sendo, atualmente, uma arte praticada no mundo todo. É apreciado no ocidente especialmente por sua relação com a meditação (tao yin) e com a promoção da saúde, oferecendo, aos que vivem no ritmo veloz das grandes cidades, uma referência de tranquilidade e equilíbrio.
Yang Chengfu na postura do tai chi conhecida como "chicote" (tan pien), c. 1918.
Os criadores do tai chi chuan basearam sua arte na observação da natureza - não apenas na observação dos animais, mas também no estudo dos princípios da interação entre os diversos elementos naturais.
Como somos parte desta natureza, o conhecimento destes princípios e de como atuam dentro de nós, estudados pela medicina tradicional chinesa, revelam o tai chi como uma fonte efetiva de energia que encontra-se em nosso interior, situada na região do corpo nomeada pelos chineses de dantian médio.
Hsing-I Chuan 八卦掌 (Xingyiquan) - 形意拳
Xinyiquan (hsing-i ch'uan) (ou 形意拳), o boxe da mente e forma, é um estilo de arte marcial chinesa interna (neijia), é também conhecido como boxe dos cinco elementos ou wuxingquan.1 2
Algumas escolas incluem em suas formas dez ou doze animais.
Seu desenvolvimento é atribuído segundo a lenda ao famoso general chinês Yueh Fei (Wu Mu). Suas origens datam da dinastia Liang, cerca de 540 d.C.
Encontramos registros históricos devidamente documentados[carece de fontes] a partir de Ji Longfeng (Jijike) (1602-1683) provável criador deste estilo, conta-se que foi elaborado a partir de um livro que lhe foi entregue assinado por Yueh Fei. Ji Longfeng estudou o livro dia e noite por muitos anos desenvolvendo este estilo.
Seu maior ícone foi o mestre Guo Yun Shen (1827-1903) que por sua vez foi mestre de Wang Xiang Zhai, que utilizando alguns conceitos deste estilo juntamente com o Pakua Chang e Tai Chi Chuan desenvolveu o Yiquan ou I-Chuan.
Nossa Linhagem parte dos ensinamentos advindos dos teinos com Liu Shifu, de Beijin.
Sifu Ivo Sampaio treinando em Pequim com colegas do Brasil, sob a tutela de Liu Shifu
Baguazhang (Pa Kua Chang) - 八卦掌
O Baguazhang foi desenvolvido por Dong Haichuan (董海川) no começo do século XIX. Segundo seus próprios relatos, ele teria aprendido esta arte marcial de mestres taoístas e budistas nas montanhas da China rural. Há evidências que sugerem uma síntese de várias artes marciais pré-existentes ensinadas e praticadas na região em que ele vivia, combinadas à prática taoísta de andar em círculos. Dong Haichuan ensinou por muitos anos em Beijing, recebendo posteriormente apoio da corte Imperial.
Diversos discípulos de Dong se tornaram professores famosos, como Yin Fu (尹福), Cheng Tinghua (程廷華), Song Changrong (宋長榮),Liu Fengchun (劉鳳春), Ma Weiqi (馬維棋) e Liang Zhenpu (梁振蒲). Apesar de serem todos alunos do mesmo professor, seus métodos de treino e expressão técnica das palmas diferem: os estilos de Cheng e Liu são especializados no "empurrar das palmas"; o estilo Yin é conhecido pelas suas palmas sinuosas; os alunos de Song praticam a técnica de palma "Flor de Ameixeira" (梅花) (Mei Hua); e o estilo de palmas de Ma é conhecido como "Martelo". Alguns dos alunos de Dong Haichuan participaram da "Revolta dos Boxers", incluindo Cheng Tinghua.
Um dos mais famosos praticantes de Bagua do século XX foi Sun Lutang (孫録堂), que estudou Baguazhang com Cheng Tinghua. Sun foi também discípulo de Guo Yunshen no Xingyiquan e aprendeu o estilo Wu/Hao de taijiquan com Hao Weizhen. Sun Lutang teve grande reputação entre os profissionais de taijiquan do seu tempo por ter se destacado em seus estudos e escritos sobre esta arte, tornou-se famoso como criador do estilo Sun de taijiquan.
Nossa Linhagem parte dos ensinamentos advindos dos teinos com Liu Shifu, de Beijin.

Ao lado de Liu Shifu em Beijin (Pequim)